O secretário de Fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, e a procuradora de Contas, Flavia Gonzalez Leite (MPC), integram a comissão que finalizou, nesta quarta-feira (07), a etapa de correção das redações produzidas por alunos da rede pública municipal sobre o tema do combate à corrupção. Os três primeiros colocados serão premiados pela Rede de Controle, neste domingo (11), na Feirinha de São Luís, como parte da programação do Dia Internacional Contra a Corrupção em São Luís. O concurso de redação é uma promoção conjunta da Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão e da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação do Município.
Além da premiação, a programação da edição 2022 do Dia Internacional Contra a Corrupção será marcada pela interatividade, a começar pelo local escolhido. Neste ano, as ações terão como palco a Feirinha de São Luís, que contará com momentos de interação e sensibilização sobre o tema, integrando uma programação que reúne centenas de pessoas aos domingos, no centro histórico da capital maranhense.
Presente em todos os campos da vida social, a tecnologia terá um papel importante também nessa edição do dia Contra a Corrupção em São Luís. Além dos panfletos e bottons que serão distribuídos no local, quem desejar obter informações mais detalhadas sobre o enfrentamento da corrupção no estado poderá fazer isso apenas apontando a câmera do celular para o QR-Code que estará disponível em vários pontos.
Originalmente celebrado no dia 09 de dezembro, o Dia Internacional Contra a Corrupção volta a privilegiar o espaço urbano, depois de algum tempo restrito ao ambiente virtual em decorrência da pandemia. Mesmo assim, todos os cuidados serão adotados, como uso de máscaras e álcool em gel, para que o diálogo se dê da forma o mais segura possível.
Ao estimular o debate qualificado sobre um problema que afeta a vida de todos, especialmente dos mais fragilizados socialmente, as instituições parceiras da Rede esperam contribuir para o fortalecimento do controle social e para uma necessária mudança de mentalidade. “Ao lado do aperfeiçoamento das instituições democráticas e dos mecanismos de prevenção, o controle exercido pelos setores organizados da sociedade é fundamental para o enfrentamento de um desafio que envolve desde a questão ambiental até os direitos humanos”, observa o auditor Fábio Alex de Melo, secretário de Fiscalização do TCE.
Comemorado em São Luís há pouco mais de 10 anos, por meio de ações da Rede de Controle, o dia 9 de Dezembro foi instituído como Dia Internacional contra a Corrupção como resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida, no México, em 2003 quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.